[Divulgação]: Revista Bang Literário #4

12 de janeiro de 2015



Olá Leitores,

Hoje temos uma novidade que é a divulgação da “A Revista Bang Literário #4” é uma publicação da Elo Editorial, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A cada ano, uma ou duas edições são publicadas por alunos da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Em Dezembro de 2014, essa 4ª edição foi preparada por formandos da Universidade, que há anos formaram a Elo Editorial. A revista é composta por contos e poemas tratando desde temas como a superação de um ex-lutador – no conto “Esta não é uma carta de despedida”, da excelente autora Luciana Minuzzi - que, abandonando suas esperanças de uma vida digna, tenta o suicídio. Porém, a história sofre uma reviravolta no último parágrafo e o leitor compreende que nem mesmo em condições muito adversas a vida perde completamente o seu valor.

Há contos, como “O Menino que Desistiu”, de Denys Schmitt, que possui tratamento filosófico, aventando a possibilidade de uma pessoa se isolar socialmente dos outros, porém, continuando a trabalhar, estudar e conviver com sua família. Pessoas que, devido a sua grande inteligência, têm a consciência de que teriam de seguir regras impostas pela sociedade, para que pudessem viver com os outros. E essas pessoas sentem, por sua vez, que a necessidade de se sociabilizar ainda existe dentro de si, uma pequena chama que pulsa e aguarda o momento de crescer.

Há poemas, como “ O Rei Impetuoso”, de Thornbjorn, que fala das guerras, da ignorância e da insensatez das lutas, apenas sendo um derramamento de sangue inútil e louco. É um poema muito bem estruturado, com rimas ricas, uma obra a ser lembrada.




E o conto de Logan Solo, “Robô”, é uma obra de Ficção Científica, em um tempo de esperança. Em um futuro longínquo, homens e mulheres partem em uma missão de colonização de um planeta distante, muito semelhante à Terra. A viagem dura 50 anos e um robô-cirurgião segue junto na viagem. É uma máquina de memória perfeita e coordenação motora infalível, capaz de realizar qualquer tipo de operação. Possui o conhecimento de bilhões de cirurgiões. E possui uma característica maravilhosa, que ninguém conhece: a capacidade de sentir emoções, de sentir, de chorar.




É uma revista com obras minuciosamente escolhidas, de um nível literário muito acima da média. A qualidade gráfica é excelente”.







4 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Adorei a ideia da revista, e adorei mais ainda ver a divulgação aqui no seu blog :) ótima iniciativa!
    Beijos!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
  2. É uma revista com contos e poemas muito bem selecionados.

    Um tratamento maduro para temas tão diversos, quanto agradáveis.

    Vale a penas lê-los!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a iniciativa dessa editora, só não entendi direito se são os próprios alunos da Universidade que são os autores, ou se eles apenas organizam a publicação?. Bom, indiquei você para a TAG: Sete dias da semana, acho que vai gostar. Aqui vai o link:
    http://caprichoseleituras.blogspot.com.br/2015/01/tag-sete-dias-da-semana.html
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Jerusa, a Revista Bang Literário #4 foi editada pela Elo Editorial, pelos alunos formandos de 2014 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os autores são alunos de várias Universidades, inclusive da UFSM, professores dessa Universidade e escritores, assim como eu, que abraçaram a profissão de escritores.

    Mas Jerusa, essa revista ainda não foi mostrada no blog Caprichos & Leituras, não é? A revista poderá ser lançada na tag sete-dias-da-semana, no futuro?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.