[Resenha] O Penúltimo Capítulo - Clarice Pessato

30 de maio de 2015





Ficha Técnica

Título: O Penúltimo Capítulo
Autora: Clarice Pessato
Editora: Impressa Livre
Páginas:208
Ano: 2013
Assunto: Biográfica/Gospel/Autobiografia

Sinopse - O Penúltimo Capítulo - Clarice Pessato
Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz. Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto d'Ele e executar seus propósitos através de nós. 



Minhas impressões: O livro preenche uma gama de aplicações em várias áreas, que vai daqueles que querem aprender mais sobre  a lesão medular á aqueles que precisam de um livro motivacional ou religioso.

Quando estava lendo o livro não parava de pensar nas aulas de psicologia da saúde. 


O livro conta uma história de superação, mas uma superação que transcende a compreensão de cura.


Resenha - O penúltimo capítulo

     O penúltimo capítulo é a autobiografia de Clarice Pessato, que nasceu em 29 de março no interior do RS. No ano de 1981, após uma viagem a São Leopoldo com seu namorado, onde ocorreu um acidente com dois caminhões e dois automóveis, no qual um desses carros se encontrava Clarice, ela foi um dos casos mais graves que se envolveram no acidente, onde fraturou a medula ficando tetraplégica. Encontramos uma descrição minuciosa de sua trajetória médica em busca de uma cura dessa forma foi percebido que muitas das vezes não era fornecido muitas informações sobre o tratamento que consequentemente sua família teve que ampara - lá meio que as cegas(Eram leigos sobre o seu tratamento), levando a todos os lugares que as pessoas diziam ter um tratamento.
     Sua história é muito comovente, um modelo de superação e também um exemplo de que a inclusão deve ser feita, bem como os professores precisam ser capacitados para que possam saber lidar com as pessoas com necessidades especiais. Mas para chegar aonde chegou, ela teve que superar muito das suas limitações, discriminações, sofrimento, mas nunca desistiu.
     Podemos conferir no penúltimo capítulo a transição que a autora passou, bem como dos processos psicológicos envolvidos em sua progressão logo após o acidente, tanto dela como dos parentes.




Se você gostou deste livro e deseja adquirir O Penúltimo Capítulo, escreva para:  claricepessato@hotmail.com.br




2 comentários:

  1. Nossa! Este livro parece ser sensacional. Com certeza vai para a minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha, gostei bastante.

    blogdaanakaori.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poliana

      O livro realmente é muito bom... Principalmente por conta uma experiência de vida sensacional!

      Fico muito feliz que tenha apreciado e esteja em sua lista de desejados! E tenho certeza que a autora também!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.