[Resenha]: O Perfume- Patrick Süskind- Contém Spoiler

29 de setembro de 2015


Título: O Perfume
Título original: Das Parfum
Autor: Patrick Süskind
Editora: Record/ Altaya
Páginas: 255
Ano: 1985
Assunto: Fantasia/ Policial
Nota: 3/5

Sinopse 

França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

        

       O livro narra à vida de Jean- Baptiste Grenouille. Quando Grenouille nasceu, foi tirado de sua mãe, que mais tarde foi decapitada. Após passar na mão de varias pessoas, que não queriam ficar com ele (pois não cheirava a nada e parecia um “fruto do demônio”), foi vendido para trabalhar na extração de couro. Depois de trabalhar na mais alta submissão, Grenouille ganhou alguns benefícios (sair durante a noite, por exemplo). Enquanto andava sentia o cheio de tudo, conseguia distinguir cada ser, cada objeto, qualquer coisa. Em uma dessas noites, achou uma jovem com o melhor odor que já sentira, precisava cheira-la, foi até ela a matou e cheirou-a até que não sentisse mais nada. Alguns dias depois, em uma das entregas que fazia para o seu “dono” conheceu Giuseppe Baldini, um produtor de perfumes à beira da falência. Grenouille começou a trabalhar com ele e conheceu todas as artimanhas da produção de perfumes e afins. Quando Baldini estava podre de rico, Grenouille foi embora e Baldini cai no rio (junto com a sua casa) e desaparece para sempre.
                  
O jovenzinho estava farto dos humanos e decidi-o ir para o mais longe deles possível, se abrigou em uma caverna no lugar mais remoto encontrado e ele permaneceu ali por longos sete anos e viu que não era isso que queria para a sua vida. Saiu de lá e voltou para a civilização, estava sem dinheiro e comida. Conheceu Taillade-Espinasse que o usou em sua tese de era possível viver junto a terra por um longo período. Ganhou muito dinheiro com Taillade e foi embora para Grasse, a cidade onde continha a jovem com o cheiro mais apaixonante que já sentira, desejava aquele cheiro mais que tudo, mas a jovem ainda estava nova demais, mais dois anos e estaria no ponto para a colheita.

      Grenouille precisava aprender como fazer um perfume com pessoas, tinha dois anos para isso. Conseguiu uma vaga como aprendiz em uma pequena fabrica artesanal de perfumes. Testou em animais e viu que o ser tinha que estar morto. Depois de ter aperfeiçoado a técnica foi atrás de uma jovem, a matou, enrolou-a na gordura para tirar a sua essência. Por fim Grenouille levou suas roupas, o seu cabelo e a gordura. Fez o perfume e viu que tinha que aprimorar, quando chegou ao número 24 de jovens mortas, decidiu ir atrás da jovem que tinha deixado para amadurecer.

       Matou jovem e fez o melhor e mais apaixonante perfume da história. Foi preso e condenado à morte em frente ao público da cidade de Grasse. No dia da sua execução, usou o perfume que retirou das jovens. A população inteira ficou apaixonada por ele, suas perguntas eram “Como alguém tão pequeno pode ter feito esses crimes?” “Tem certeza que foi ele?” “Não foi ele!”. Então todos começaram a ficar excitados e aconteceu a maior orgia literária da história. A cidade inteira perdeu a vergonha e estavam se reproduzindo como se não houvesse amanhã. Grenouille fugiu. No dia seguinte a cidade de Grasse só queria esquecer o ocorrido e com isso prenderam outra pessoa no lugar de Grenouille, seu companheiro em fazer perfume na pequena fabrica artesanal, como ele era alto e feio e se parecia com um homem capaz de tal atrocidade foi condenado e morto, mesmo sendo inocente das acusações.

       Grenouille fugiu para a sua cidade natal: Paris. Como não tinha nada, além do perfume feito a partir das jovens. Foi para o cemitério e lá virou comida de canibais. E assim acabou a história de um dos maiores assassinos desconhecidos da história.

        Critica: O autor não estava interessado em fazer um livro de suspense ou de terror. Ele só queria contar a história de Grenouille, de uma forma crua e rápida. O livro é dividido em quatro partes, a segunda que fala da parte em que Grenouille ficou na caverna foi a mais parada e a causa de o livro ganhar 3 estrelas. Mas se você for ler esse livro, continue! Porque as partes seguintes são ótimas, a leitura flui e não deixa a desejar.




26 comentários:

  1. Poutz... se eu não já tivesse lido o livro nem ia mais precisar, porque teu texto contou praticamente todo o enredo...
    Esse livro é maravilhoso, pena que você não se agradou tanto e só deu 3 estrelas... E eu nem acho que o livro seja de suspense ou terror. Ele é justamente sobre a história do assassino, teria mais que contar sobre Grenouille mesmo, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Eu dei 3 estrelas no livro, porque não consegui me prender muito nele. Mas a história de Grenouille é incrível. Mas vale ressaltar que essa é a minha opinião pessoal, uma vez que a magia da literatura está na subjetividade, no poder que ela nos dá de interpretar os sentimentos de variadas formas. E essa é a minha primeira resenha no blog, continue acompanhando e deixando sua opinião, ela é deveras importante para o meu aprimoramento. Fico feliz que dedicou seu tempo para lê-la.
      Abraços,
      Jef

      Excluir
  2. Oi, Jeferson. Fui me empolgando com a ideia da obra, mas acabei me decepcionando. Você contou o final… :O Fiquei chocada. Não pretendo ler o livro, embora seja interessante, porque não acho que vou me surpreender com nenhum acontecimento. Sua resenha deu spoilers.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine!
      Desculpe por dar spoilers, mas o intuito de uma resenha é simplificar o que acontece no livro. O que você queria, no caso, seria uma sinopse. Nas próximas resenhas, avisarei no início do texto, caso haja spoilers. Bom, mesmo assim, aconselho-a a ler o livro, talvez possa se surpreender com a escrita do autor, o enredo e a forma que a trama é narrada, já que cada um consegue ter uma percepção diferente de um mesmo livro.
      E essa é a minha primeira resenha no blog, continue acompanhando e deixando sua opinião, ela é deveras importante para o meu aprimoramento. Fico feliz que dedicou seu tempo para lê-la.
      Abraças,
      Jef

      Excluir
  3. Confesso que li os comentarios antes da resenha e vi que algumas pessoas se decepcionaram que você contou um pouco demais e talz, então achei melhor não ler toda a resenha porque tenho um grande interesse nesse livro.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!
      Sugiro que leia, pois é uma ótima leitura!
      Abraços,
      Jef

      Excluir
  4. "O autor não estava interessado em fazer um livro de suspense ou de terror. Ele só queria contar a história de Grenouille, de uma forma crua e rápida (...)" Isso é crítica? Você entrevistou o autor? Até compreendo que o livro não te agrade, a escrita é muito madura e a nem todos agradam, mas...

    ResponderExcluir
  5. fiquei curiosa a respeito desse livro parece ser mt bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia!
      É um bom livro, espero que goste!
      Fico feliz em ter despertado sua curiosidade para com o livro. Espero vê-a nos comentários nas próximas resenhas.
      Abraços,
      Jef

      Excluir
  6. Esse livro está na minha lista de livros que lerei pra um desafio do qual estou participando, portanto não li a resenha inteira pra não ter nenhum tipo de spoiler. Mas estou ansiosa pra lê-lo!

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mia!
      Espero que goste do livro.
      Abraços,
      Jef

      Excluir
  7. Eu não sei se eu acho que esse enredo é muito foda ou muito assustador. Acho que esse é um dos livros que eu nunca vou ter certeza se vou querer ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Eu não conhecia esse livro, mas o teor de suspense me chamou atenção. Contudo, tive a impressão de ter lido o livro inteiro apenas com sua resenha, de modo que não sei se ainda nutro interesse em fazer a leitura. Senti falta da sua opinião acerca do enredo, dos personagens e do desfecho, bem como da escrita do autor e o que ele desenvolve na trama.

    ResponderExcluir
  9. Olá; pelo que li na sua resenha, não tenho vontade de ler o livro, acho que nada nele me agradaria.

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu estava bem animada com o que você estava contando, mas achei que você iria parar e deixar a nossa curiosidade fluir, mas não, você contou tudo, incluindo o final. Fiquei bem chateada com isso, tá mais pra resumo do que resenha T_T
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. A história parece ser legal, mas não leria ou demoraria a ler, pois tenho um mal com histórias paradas... Bom, adorei a resenha, parabéns!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Jeferson, espero ter a oportunidade de ler esse livro até porque ele é bem semelhante com o filme que eu gosto muito.
    Apesar da parte parada eu ainda quero fazer a leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Caramba, que livro forte!! =O

    Seguindo o blog!
    Beijos,
    https://postandotrechos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Jefferson, eu não gosto de ler sinopses de livros pra não imaginar muito da história e ler tranquila, mas como vi os comentários dizendo que você contou a história do livro todo, achei melhor não ler a resenha. Acho chato resenhas com spoilers!

    ResponderExcluir
  15. Achei bacana a história do livro, e que bom que você avisou que o autor quis mais é contar sobre esse assassino. Quero muito ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Eu estava super curiosa para ler esse livro, pois havia visto o filme e gostado muito. É interessante, apesar de um pouquinho perturbador. Espero poder ler Perfume em breve!

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Li nos comentários que você acabou contando sobre o final :o Quero muito ler esse livro, portanto não irei ler toda a resenha, mas o pouco que li me deixou bem curiosa. Espero fazer a leitura em breve e gostar bastante :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Parece um livro bom pelo enredo, mas por ele ter partes fracas e agarradas, acho que não leria, mesmo as p´roximas partes compensando depois.
    por enquanto vou passar essa dica

    ResponderExcluir
  19. Pareceu interessante, especialmente por se tratar de um enredo honesto e direto. Mas talvez pela lentidão eu demorasse. Se tiver oportunidade com certeza lerei, obrigada pela resenha honesta.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Pela sua resenha deu para perceber que a história descreve os passos do assassino e toda sua jornada. Não curti a premissa porque sou meio medrosa com esse tipo de história, mas já conhecia a trama por alto.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá! Bem eu tinha interesse antes, agora acho que não leria mais o livro não.
    http://k-secretmagic.blogspot.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.