[Resenha]: O Colecionador de Borboletas - Cecília Mouta

16 de novembro de 2015




Ficha Técnica

Titulo: O Colecionador de Borboletas
Autora: Cecília Mouta
Editora: Novo Século
Páginas: 256 
Ano: 2012 
Assunto: Romance 
Nota: 5/5 



Sinopse: Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões. Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino.




Resenha



O livro inicia com uma frase, do Edward Lorenz, que me deixou muito intrigada e também me fez refletir sobre como pequenas ações podem mudar o curso dos acontecimentos das nossas vidas, por mais que pareça aos nossos olhos insignificantes, mas um sorriso ou até mesmo um abraço pode mudar o nosso ambiente para melhor. Com essas reflexões me questionei o que mais me esperava ao ler o livro.
O bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas e, talvez, provocar um tufão do outro lado do mundo.


Estou apaixonada pela história do Nicola e os seus mistérios. Nicola está em tratamento em psiquiátricos, por causa da sua perda de memória. Podemos ver detalhadamente sua recuperação, não só é dolorosa, mas também a sua incerteza de não sabe quem é ou o que aconteceu consigo.



Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas, mas quando uma de suas memórias ressurge ele descobre que tem o poder de volta ao passado e pode modificá - lo. Mas ele não sabe até que ponto as modificações que fez no passado podem alterará o seu futuro.
Ele tem ajuda de uma psiquiátrica que auxiliar em seu processo de recuperação e que estabelece um vínculo o qual o ajuda nesse processo.
Podemos ver o crescimento do personagem a cada capítulo e a sua sensibilidade nos cativar do início ao fim. A cada nova memória meu coração se apertava torcendo, para que o personagem principal tivesse um final feliz... Venha você também se emocionar com a história de Nicola e saber como será o seu futuro?

Você acredita em efeito borboleta?  

A capa é super linda!
A diagramação é perfeita, podemos distinguir claramente quando Nicola está tendo uma memória facilitando assim a leitura.




Quotes:

"Para os gregos a borboleta significa uma alma imortal"

"O toque mais suave que alguém pode sentir, o toque que eu havia decidido carregar por toda a minha vida. Vivê-lo ao máximo."

"Não se pode mudar assim. Como eu disse, a ordem segue milhares de fatores. Se você mudar o passado, trará uma consequência para o futuro "

" Se ela me pertence, nesse singelo toque ela voltará para o meu jardim."

Um comentário:

  1. Olá! Tudo bem? Adorei a sua resenha
    Beijos

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.